sábado, fevereiro 23, 2013

Sobre a notícia



Certa vez Sócrates disse um bom método para se utilizar antes de passar alguma notícia à frente, o Triplo Filtro, que consiste em filtrar o fato a passar à frente em três filtros: verdade, bondade e utilidade. O fato é verdadeiro? O fato trata-se de algo bom? O fato é útil?
O que acontece ao passar as notícias de jornais e telejornais que alcança milhares de espectadores e telespectadores diariamente? As notícias são verdadeiras? Muitas vezes, apesar da propaganda de “bem apuradas” as notícias são muitas vezes povoadas de inverdades, como certa vez Luiz Fernanda Veríssimo disse “às vezes, a única coisa verdadeira que aparece nos jornais é a data”, às vezes chegamos a nos deparar com datas duvidosas, erradas, que não coincidem com os nossos calendários. Portanto, não se pode afirmar que as notícias noticiadas passaram pelo primeiro filtro o da verdade.
As notícias geralmente são boas? Entra aqui o fato do que é bom, pode-se falar que “bondade” depende de cada pessoa e de cada cultura. Para Hitler, poderia ser algo bom deixar apenas a “raça” ariana dominar, porém para a maioria, senão todos, esse fato é algo ruim, pois trata-se de matar o outro. Então, considera-se o fato de “bom” ser um fato que não agrida a imagem do outro, ou seja, o fato do outro ser ou cometer algo que não seja considerado virtuoso para a maioria e algo ilegal. A maioria das notícias de jornais e telejornais é algo ruim, trata-se de assassinatos, roubos, chacinas, portanto, não se passa pelo segundo filtro, o filtro da bondade.
As notícias passam pelo filtro da utilidade? Agora é necessário colocar uma questão de relatividade. O medo é uma ferramenta utilizada pela elite para fazer com que “a sociedade esteja em ordem para que a elite obtenha progresso”. Se observar pelo ponto de vista da elite, as notícias são úteis, pois, geralmente, são notícias que causam pavor aos espectadores, porém, se observar pelo ponto de vista da maioria da sociedade, onde a quem a notícia é direcionada, a maioria das notícias não são úteis, pois, além do medo, aumenta assim a curiosidade geral fazendo com que surjam fatos falsos. A maioria das notícias não passa pelo terceiro filtro, o filtro da utilidade.
Portanto, não é conveniente se submeter à maioria das notícias que nos chegam até nós.

segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Esse é apenas um exemplo de como a capa do meu livro "Vendo a Morte" pode ficar. Vendo a morte conta a história de Nícolas, um adolescente comum, que possue amigos como qualquer outro, dificuldades como qualquer outro, mas com algumas limitações, Nícolas possue deficiência visual, porém consegue ver aquilo que ninguém mais vê, a morte...